Audiometria

O exame de audiometria tem por finalidade avaliar a audição do paciente, identificando sua capacidade para ouvir e interpretar sons. O procedimento permite identificar possíveis alterações auditivas e auxiliar o médico a indicar as medidas preventivas ou tratamentos mais adequados para cada caso.

 O exame de audiometria tem por finalidade avaliar a audição do paciente, identificando sua capacidade para ouvir e interpretar sons. O procedimento permite identificar possíveis alterações auditivas e auxiliar o médico a indicar as medidas preventivas ou tratamentos mais adequados para cada caso.

 

 

Existem basicamente dois tipos de exame de audiometria, a tonal e a vocal:

 

Audiometria Tonal

Avalia o grau de audição do paciente em relação a sons emitidos em diversas frequências. Pode ser realizado por via aérea comum ou por via óssea.

 

Audiometria Vocal

Avalia a capacidade que o paciente possui para entender a voz humana. O examinador emite sons orais para que paciente demonstre sua percepção e compreensão da fala.

 

 

Como é feito o exame? 

 

O exame de audiometria realiza-se dentro de uma cabine isolada de outros ruídos que possam interferir no exame. A pessoa usa fones especiais e deve indicar ao fonoaudiólogo, levantando uma mão, por exemplo, quando ouve sons, que podem ser emitidos em diferentes frequências e alternadamente para cada um dos ouvidos. Este exame não causa qualquer tipo de dor e tem a duração de aproximadamente meia hora

 

Como se preparar para o exame?

 

Não é necessária uma preparação especial para fazer este exame. No entanto, em alguns casos, pode ser recomendado que a pessoa evite estar exposta a ruídos fortes e constantes durante as 14 horas antes.

 

Audiometria e a Medicina do Trabalho

 

A audiometria aplicada na medicina do trabalho, ou em outras palavras a audimetria ocupacional, tem um importante papel no acompanhamento de perda auditiva em colaboradores que atuam em ambientes com alto nível de ruído. O exame de audiometria foi desenvolvido para investigação e acompanhamento de doenças do aparelho auditivo. Neste formato chamamos de audiometria clínica.

 

Com o surgimento de rotinas de exames nas empresas, foi introduzida a audiometria ocupacional para funções específicas.

 

O que é audiometria ocupacional?

 

É um exame que avalia o grau de audição do ser humano, voltado especificamente para trabalhadores que são submetidos a ambientes barulhentos com risco de perda funcional do sentido da audição.

 

É chamado audiometria ocupacional porque está relacionado com o trabalho, com a ocupação do colaborador dentro da empresa.

 

 

Como realizar a audiometria ocupacional?

 

Tanto os médicos do trabalho, quanto as clínicas de medicina ocupacional tem em sua rotina pedir esse exame. Automaticamente o colaborador é orientado para se apresentar no serviço médico que realiza o exame.

 

Ao chegar no local marcado para realizar a audiometria ocupacional, o colaborador é examinado pelo fonoaudiólogo que vai realizar o exame.

 

Depois de ser examinado, isso inclui usar um aparelho para visualizar dentro do ouvido e ver se tem muita cera ou algo que impeça de realizar a audiometria ocupacional, o colaborador é orientado para entrar numa cabine acústica isolada do barulho externo.

 

Dentro da cabine, o colaborador senta numa banqueta e coloca fones de ouvido especiais para ouvir sons produzidos pelo fonoaudiólogo. A cabine tem comunicação com o profissional que realiza o exame através de um espelho e pelo fone de ouvido que transmite sons gerados no aparelho de audiometria para testar a percepção da intensidade do som.

 

Para cada estímulo existe uma faixa de sensibilidade que é anotada e comparada com um gráfico padrão de normalidade para o ser humano. De acordo com os valores registrados o colaborador poderá estar com sua audição preservada ou comprometida.

 

 

 

O que é feito depois que o colaborador realizou a audiometria ocupacional?

 

 

Ao levar o resultado para o médico do trabalho, poderá ser necessário remanejar o colaborador para outro setor nos casos em que se comprove redução do nível de audição ou simplesmente ser orientado a utilizar protetor auricular para prevenir danos. Este exame é realizado anualmente de acordo com a atividade profissional de cada colaborador.